A importância da administradora de condomínios no meio da pandemia: saiba mais
19/03/2021
Em todos os lugares observam-se os efeitos comportamentais da quarentena, ficou clara a diferença de todos para se adaptar perante crises mundiais. Uma coisa, no entanto, é certa: todo o mundo teve que se adaptar. E quando se vive em condomínio fechado, a situação da quarentena pode ficar ainda mais delicada.
Essa mudança de hábitos foi sentida com bastante força pelos condôminos. Passando mais tempo nos empreendimentos, alguns problemas surgiram. Divergências e brigas, com vizinhos, síndicos, funcionários, por exemplo, se tornaram mais comuns. A princípio, as funções da administradora são delimitadas pelo seu contrato com o condomínio. Pode se tratar apenas de cobranças ou gestão de folha de pagamentos, como toda a gestão financeira e administrativa do empreendimento pode estar em suas mãos.
E cada vez mais o papel dessas empresas vem mudando. Exigindo um “passo além do contratual”, com contato muito mais próximo, consultivo e de excelente relacionamento com seus clientes (incluindo moradores).As responsabilidades da administradora, neste momento, acabam se dividindo em dois lados, o financeiro e o social:
No primeiro, ela deve prezar pela boa gestão dos recursos e bons processos de cobrança para que o fluxo de caixa do condomínio não seja afetado;
No segundo, trata-se de conscientizar todos que convivem no âmbito condominial – sejam eles moradores, funcionários, visitantes ou prestadores de serviços.
E aí, como anda a convivência dentro do seu condomínio?
Essa mudança de hábitos foi sentida com bastante força pelos condôminos. Passando mais tempo nos empreendimentos, alguns problemas surgiram. Divergências e brigas, com vizinhos, síndicos, funcionários, por exemplo, se tornaram mais comuns. A princípio, as funções da administradora são delimitadas pelo seu contrato com o condomínio. Pode se tratar apenas de cobranças ou gestão de folha de pagamentos, como toda a gestão financeira e administrativa do empreendimento pode estar em suas mãos.
E cada vez mais o papel dessas empresas vem mudando. Exigindo um “passo além do contratual”, com contato muito mais próximo, consultivo e de excelente relacionamento com seus clientes (incluindo moradores).As responsabilidades da administradora, neste momento, acabam se dividindo em dois lados, o financeiro e o social:
No primeiro, ela deve prezar pela boa gestão dos recursos e bons processos de cobrança para que o fluxo de caixa do condomínio não seja afetado;
No segundo, trata-se de conscientizar todos que convivem no âmbito condominial – sejam eles moradores, funcionários, visitantes ou prestadores de serviços.
E aí, como anda a convivência dentro do seu condomínio?